6 de set de 2011

BMW desenvolve o primeiro farol a laser

Farol a laser. (Foto: Divulgação) 

A BMW foi uma das primeiras a adotar o farol de LED em um de seus veículos (BMW 6 Series), e agora a montadora trabalha no farol a laser, que pode chegar ao mercado nos próximos anos. O sistema de faróis a laser simplificaria consideravelmente as funções de iluminação do veículo, oferecendo mais segurança e conforto ao motorista, além de ser mais eficiente no consumo de energia, reduzindo o consumo de combustível por tabela.
 

As vantagens do uso do laser são consideráveis. Para começar, a iluminação a laser é monocromática, ou seja, as ondas de luz possuem o mesmo comprimento. Outro detalhe importante é que o laser é uma fonte de luz "coerente", o que significa que suas ondas contam com uma diferença de fase constante. Como resultado, o laser pode produzir um feixe de luz com uma intensidade mil vezes maior do que as fontes tradicionais de luz LED.

Nos veículos, essas características podem ser usadas para implementar funções novas, utilizando a mesma fonte de luz. Além disso, a alta eficiência do laser resulta em um consumo de energia menor que a metade consumida pelos faróis tradicionais.

Segundo a BMW, a intensidade da luz laser não oferece risco a seres humanos e animais quando utilizados na iluminação do carro. Isso é possível porque a luz não é emitida diretamente, sendo convertida em um formato específico para o uso no trânsito. A luz resultante dessa conversão é branca, muito brilhante e com uma exposição agradável aos olhos.

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