5 de ago. de 2011

Mecanismo para a prática do Air Drum em casa

Air Drum (Foto: Divulgação)
 Componentes do Air Drum (Foto: Divulgação)

O especialista em soluções eletrônicas Maayan Midgal desenvolveu um mecanismo que está muito próximo do conceito de Air Drum, ou “bateria invisível”, em sua própria casa. O profissional israelense utilizou um par de bastões modificados, um par de sandálias, um micro-controlador Arduino Uno e alguns circuitos personalizados, que são controlados por um laptop com uma interface padrão MIDI.

O Air Drum de Midgal começou com dois simples bastões usados para a decoração de jardins residenciais. Ele os desencapou e, com a ajuda de uma furadeira, abriu espaço para inserir uma porta USB em cada um deles, que se conectam a um ou dois acelerômetros localizados na outra extremidade dos bastões. O bastão da esquerda serve para executar as notas das caixas, enquanto que o bastão da direita simula a execução de notas nos pratos.

Para controlar os bumbos, ele utilizou um par de sandálias de praia, que também recebem conectores USB e sensores. Uma das sandálias funciona para abrir e fechar os pratos duplos e a outra, simula a função do bumbo, também contando com a ajuda de um acelerômetro.

O kit completo da bateria virtual é conectado a um hub com quatro portas USB, que por sua vez se liga a uma placa micro-controladora Arduino Uno, que se conecta em uma interface MIDI, que processa as informações em um laptop. Como você poderá ver no vídeo do final do post (que também mostra o processo de construção do produto), o resultado final é uma bateria aérea totalmente funcional.

Apesar de ser um modelo feito em casa, ele pode muito bem completar a sua “banda de garagem imaginária”, fazendo a parceria perfeita com o Air Guitar e o Air Keyboard.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são lidos e moderados previamente.
Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não peça parceria nos comentários;
- Bem como ofensas pessoais, ameaças e xingamentos;


OBS: Comentários não refletem as opiniões do blog.

AVISO AOS LEITORES DO BLOG


TODAS AS POSTAGENS PUBLICADAS ANTES DE 24/06/2014 NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. FIQUE ATENTO A DATA DE PUBLICAÇÃO.
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.