5 de ago. de 2011

Robôs conseguem aprender e pensar por si mesmos

Você é do tipo de pessoa que acredita que os robôs um dia vão ficar tão inteligentes que devem dominar o mundo? Bom, independentemente de acreditar nisso ou não, saiba que um grupo de um instituto de tecnologia de Tóquio conseguiu criar robôs capazes de pensar e aprender por si mesmos.

O novo conceito na robótica pode mudar a rotina de várias pessoas, assim como a de grandes empresas. Como por exemplo a Foxconn, que planeja substituir trabalhadores humanos por robôs. Seria muito mais interessante colocar robôs que pensam e aprendem com a sua rotina do que robôs automatizados que nunca poderão aprimorar a tarefa que lhe é passada.

 SOINN, o robô inteligente. (Foto: Divulgação)
Via: Diginfo

O grupo desenvolveu uma espécie de rede neural que recria suposições, semelhante a forma que a mente humana trabalha. Ele se chama SOINN (Self-Organizing Network Neural Incremental), o que significa que o robô pode aprender com a experiência anterior, entender suas próprias limitações e descobrir possíveis soluções. O robô ainda precisa de melhorias, mas já é um grande passo para o futuro.

 SOINN. (Foto: Divulgação)

SOINN é tão esperto que se ele não tem ideia de como executar uma tarefa, procura soluções na internet e até mesmo pede a ajuda de outros robôs, localizados em qualquer lugar do mundo.

Por exemplo, se o robô recebe a ordem de preparar um copo de água com gelo, mesmo que ele nunca tenha executado essa tarefa antes, é capaz de pegar um copo, enchê-lo com água e depois - reconhecendo que só tem duas mãos e não pode mais pegar nenhum outro item, raciocina e coloca o copo de água na mesa para, então, pegar o gelo.

Embora pareça uma ação básica, fazer um robô raciocinar dessa maneira tem sido um problema estudado por anos e só agora conseguiram implementar de uma maneira eficiente.

 SOINN. (Foto: Divulgação)

Outro bom exemplo é supor que SOINN  não saiba fazer chá. Mas e se por um acaso ele foi enviado para uma pessoa que gosta de chá e vive sozinha? Por razões óbvias, essa pessoa vai pedir para ele fazer uma xícara de chá verde em algum momento. SOINN, então, pedirá ajuda a outros robôs através da internet.

Segundo a equipe responsável pelo robô, ele não exige um hardware superpoderoso, o que facilita a sua fabricação. No entanto, nenhuma palavra foi dita sobre quando o sistema pode começar a ser comercializado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são lidos e moderados previamente.
Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não peça parceria nos comentários;
- Bem como ofensas pessoais, ameaças e xingamentos;


OBS: Comentários não refletem as opiniões do blog.

AVISO AOS LEITORES DO BLOG


TODAS AS POSTAGENS PUBLICADAS ANTES DE 24/06/2014 NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. FIQUE ATENTO A DATA DE PUBLICAÇÃO.
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.