8 de set de 2011

Conceito automotivo coloca airbag no exterior do carro

Easpace (Foto: Divulgação) 
 
A evolução tecnológica no setor automotivo proporcionou uma série de aparatos de segurança que já salvaram milhares de vidas. Um conceito chamado Easpace, entretanto, sugere a inclusão de mais um item: um novo airbag. A diferença é que, dessa vez, os amortizadores de impacto protegeriam o exterior do veículo.

A ideia é bastante simples. Da mesma forma que o airbag interno, trata-se de uma enorme bolsa de ar, só que instalada na traseira. No momento de uma colisão, o sistema inflaria a bolsa, que seria capaz de amenizar os danos causados, exatamente como o projeto mais tradicional. Além de proteger a lataria, o Easpace, em teoria, conseguiria amortecer a batida. Seria uma forma de também garantir a segurança do motorista e passageiros, e diminuir o número de mortes causadas por acidentes.

Outro ponto interessante no projeto é o acréscimo de uma luz de LED vermelha, ativada no momento em que um segundo carro se aproxime mais do que é considerado seguro. Como forma de chamar a atenção de motoristas mais distraídos, o sistema parece válido. Além disso, os desenvolvedores ainda sugeriram incluir um adesivo que indicasse a presença de passageiros especiais, tais como idosos, crianças e gestantes.

O conceito nunca chegou a ser desenvolvido de fato e, por isso, a sua eficácia ainda é um mistério. Embora interessante, o Easpace, por enquanto, está longe de tornar-se um item de segurança obrigatório.

Via: Gajitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são lidos e moderados previamente.
Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não peça parceria nos comentários;
- Bem como ofensas pessoais, ameaças e xingamentos;


OBS: Comentários não refletem as opiniões do blog.

AVISO AOS LEITORES DO BLOG


TODAS AS POSTAGENS PUBLICADAS ANTES DE 24/06/2014 NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. FIQUE ATENTO A DATA DE PUBLICAÇÃO.
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.