12 de set de 2011

Pesquisadores criam bateria baseada em gelatina

 
 
As fabricantes de eletrônicos se esforçam para melhorar sempre que podem a tecnologia em torno das baterias de íon de lítio, o tipo mais usado atualmente. Elas conseguem compactar componentes e aumentar a vida de bateria com alguma facilidade, mas os materiais continuam os mesmos. Pesquisadores britânicos, no entanto, conseguiram criar um novo tipo de bateria que consegue ser tão eficiente quanto as de íon de lítio mas mais seguras e mais baratas. E eles conseguiram isso usando gelatina.

O responsável pelo desenvolvimento foi o professor Ian Ward da Universidade de Leeds no Reino Unido. Ward e sua equipe criaram um componente químico baseado em um polímero gelatinoso que permite a passagem de corrente elétrica. A vantagem aqui é que, diferente das baterias convencionais, não é necessário uma placa separando os componentes para evitar curto-circuito.



Outra vantagem desse tipo de bateria é sua flexibilidade. É possível, por exemplo, criar baterias de diferentes formatos para atender o desenh específico de certos eletrônicos. Ou ainda permitir a criação de gadgets mais finos, já que, por causa do seu método de fabricação, uma bateria desse tipo pode ser apenas uma fita com espessura de 10 nanômetros.

Uma empresa americana chamada Polystor Energy Corporation já licenciou a tecnologia e está testando essa nova bateria em certos eletrônicos, mas não tem data para quando ela estará disponível para comercialização.

Via: The Register

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são lidos e moderados previamente.
Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não peça parceria nos comentários;
- Bem como ofensas pessoais, ameaças e xingamentos;


OBS: Comentários não refletem as opiniões do blog.

AVISO AOS LEITORES DO BLOG


TODAS AS POSTAGENS PUBLICADAS ANTES DE 24/06/2014 NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. FIQUE ATENTO A DATA DE PUBLICAÇÃO.
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.