12 de set. de 2011

Cientistas afirmam que estamos perto do filtro solar em pílulas

 
 
Protetor solar em pílulas. Ficção científica? Segundo pesquisadores do King's College London, a ideia pode tornar-se realidade em cinco anos. O segredo da descoberta estaria no fundo do mar, em um composto presente em corais que os protege contra a ação dos raios ultravioleta (UV).

Estudos realizados pelo instituto britânico apontam que a proteção é fruto de uma relação mutualística entre os corais e certa espécie de alga. O composto é produzido pela alga e, de alguma forma, transportado para o coral. O surpreendente é que essa proteção solar natural segue adiante na cadeia alimentar: foram encontrados indícios de que peixes que  se alimentam nas proximidades dos recifes  também contam com o composto em seu organismo, e atuando de forma semelhante.



O atual desafio dos pesquisadores é descobrir de que forma ele é fabricado para, então, reproduzi-lo em laboratório. E há um certo otimismo, já que eles esperam poder iniciar os testes com a versão sintética em cerca de dois anos. Seria uma forma de proteger pele e olhos, e evitar doenças tais como o câncer de pele.

Ao que parece, os humanos não seriam os únicos beneficiados. O pesquisador responsável pelo projeto, Paul Long, imagina que, em alguns anos, a proteção extra contra raios UV poderia ser acrescentada a plantações inteiras. Com organismos mais resistentes, seria possível cultivar plantas originárias de climas mais frios nas áreas tropicais, sem que os malefícios causados pela alta exposição à luz as afetassem.

Via: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são lidos e moderados previamente.
Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não peça parceria nos comentários;
- Bem como ofensas pessoais, ameaças e xingamentos;


OBS: Comentários não refletem as opiniões do blog.

AVISO AOS LEITORES DO BLOG


TODAS AS POSTAGENS PUBLICADAS ANTES DE 24/06/2014 NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. FIQUE ATENTO A DATA DE PUBLICAÇÃO.
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.